Quem sou eu

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Estresse sob controle - para ser feliz e rejuvenescer

Pessoal
Hoje não vou postar nenhum trabalho artesanal . Todavia, gostaria de utilizar esse espaço para compartilhar o sentimento de 'desapego' que tem me invadido nos últimos tempos. Aqueles que me conhecem, sabem que tenho passado por transformações de comportamento - que se não agradam a alguns, a mim têm sido muito benéficas. Estou numa fase de adaptação da minha rotina para viver com menos espaço, dinheiro e glamour. Em compensação com mais qualidade de vida.

Inimigo nº 1
Comece agora mesmo a por seu estresse sob controle para ser feliz e rejuvenescer

Pesquisas científicas mostram estatísticas sobre as diversas doenças que mais matam: infarto, diabetes, câncer, etc. Mas, na realidade, por trás de todas essas causas aparentes, existe um único vilão: o stress. É preciso por na cabeça, que literalmente, o stress mata.

Uma das mais importantes dicas da 'Filosofia do Bem Viver' é que podemos prevenir o acúmulo de stress incorporando hábitos saudáveis ao nosso dia-a-dia. Como já comentamos aqui outras vezes, um dos muitos sábios conceitos orientais é o de que o equilíbrio se faz a partir da união dos opostos. Assim, se vivemos uma era de excesso de correria e de competição precisamos de uma espaço em nossa vida para a quietude e solidariedade.

A tradição milenar de ayurveda afirma que o stress é uma das principais causas de nosso envelhecimento. O excesso de movimento gera radicais livres que nos fazem mal. Da mesma forma o aquietamento rejuvenesce. Fazer uma coisa de cada vez, ter calma, vivenciar o momento presente - tudo isso depende de uma resolução interna que você pode tomar agora, durante esse voo, e que significa começar imediatamente reverter o processo de envelhecimento.

É assim que se revertem os processo que nos fazem mal - vivenciando os opostos, ou seja, adotando os processos que nos fazem bem. Durante o dia, podemos fazer várias pausas: para respirar, para meditar e principalmente para não fazer nada, absolutamente nada.

MENOS ESFORÇO
No momento em que aquietamos a mente, penetramos no campo da pura potencialidade e deparamos com infinitas possibilidades de crescimento.
A criatividade aflora a partir do silêncio. Seguindo esse conceito, menos se torna mais. O velhor paradigma de que se não houver esforço a coisa não funciona já está obsoleto. A dança cósmica flui sem esforço, entre você também nesse ritmo! Quando algo está muito difícil de ser alcançado, é sinal de qie alguma coisa está errada.

Sempre que se lembrar, aquiete-se, mantenha o foco e a calma e aos poucos grave na memória que ao não fazer nada você recarrega as baterias para fazer muito. E sem stress. Agora mesmo, aproveite o fato de estar voando para assumir uma postura confortável, fechar os olhos e simplesmente SER. Você vai adorar!

Texto de Márcia de Luca*
Publicado na Revista Gol de Fevereiro de 2009.

* Fundadora do CIYMAMM - Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda (SP), Márcia de Luca dá cursos e palestras em empresas. É autora do livro Ayurveda - Cultura do Bem-viver (Editora de Cultura) e apresenta na Rádio Eldorado os boletins "Filosofia de Bem Viver".